Há 40 anos ao serviço da cultura tradicional portuguesa, defendendo os usos e costumes dos nossos antepassados e contribuindo assim para uma melhor definição da nossa identidade no presente e no futuro!

04
Mar 09

O Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira – Leiria (RFSC) surgiu em 1967 e estreou-se, oficialmente, em 1970, na Batalha.

 

 

É filiado na Federação do Folclore Português, no INATEL e na Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.

 

Ao longo dos anos, tem tido várias iniciativas e participado em diversas acções de defesa e preservação do património local, divulgando, em Portugal e no estrangeiro, os traços da cultura tradicional e popular da sua região.

 

O RFSC tem reunido informações, com toda a preocupação de rigor e fidelidade, sobre o canto, a música, a dança, os trajos e a etnografia, tanto ao nível local como regional.

Ao mostrar as danças dos seus antepassados, interpretadas por homens, mulheres e crianças de várias idades, o RFSC trouxe até aos nossos dias tradições leirienses dos meados do século XIX, princípios do século XX.

 

Estas reflectem os usos e costumes desta zona rural, vizinha da cidade, associados à família, ao trabalho da terra e às actividades sociais.

 

Destas, destaque para as romarias e festividades (andores e ofertas, e o “dia do bolinho”); e para as artes tradicionais ligadas à tecelagem (“mantas retalheiras” e “saias de riscadilho”), às pedreiras (cantaria), ao trabalho rural (amanho da terra, vinha e vindimas...), ao pinhal (britadas e enfiadas de pinhões, serração manual...), aos hábitos alimentares (matança do porco), entre outros.
 

publicado por Rancho Soutos às 17:33

arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Temos de apostar no que é Português! Parabéns.
Linda!:)
Mais um grande Festival!Um agradecimento muito esp...
É muito triste onde o rancho chegou !
Valentim, essa é a tua opinião, nós respeitamo-la....
Nota se mesmo que o rancho dos soutos não tem resp...
É por isso e por outras que eu não volto para o ra...
Olá Valentim. Muito obrigada pelas tuas palavras. ...
Desde ja um grande obrigado ao rancho dos soutos p...
Reparei nos braços dos bailadores e das bailadoras...