Há 40 anos ao serviço da cultura tradicional portuguesa, defendendo os usos e costumes dos nossos antepassados e contribuindo assim para uma melhor definição da nossa identidade no presente e no futuro!

17
Jun 10

À semelhança dos anos anteriores, o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira participou no Desfile Etnográfico de Leiria, que decorreu no passado dia 16 de Maio, da baixa da cidade.

 

Para quem não pode ver ao vivo ou para quem quer recordar, aqui fica a actuação do RFSC, na edição de 2010 do Desfile Etnográfico de Leiria.

 

Os vídeos são da autoria do Sr. Alfredo Ribeiro.

 

 

 

 O Desfile Etnográfico

 

"Protagonizado pelos ranchos folclóricos da região, o Desfile Etnográfico “Cidade de Leiria” tem um carácter popular e tradicional, cujo objectivo é lembrar aos leirienses, bem como mostrar aos visitantes, a Leiria de outras épocas com os seus usos e costumes.


Os diversos extractos sociais com os respectivos trajes (noivos, crianças, festas, romarias e rurais), desfilarão pela rua, seguindo-se uma exposição etnográfica no Marachão, com a venda de produtos tradicionais, a demonstração de artes e ofícios, e ainda uma pequena mostra gastronómica da nossa região, para além da representação lúdica do povo de outrora.

 

As danças e cantares da Alta Estremadura farão parte desta “festa” etnográfica, que traz habitualmente a Leiria centenas de pessoas para recordar os velhos tempos e pela curiosidade que as antigas tradições suscitam, aproveitando para mostrar aos mais novos esta faceta tão interessante e rica da história do Concelho.

 

Breve história do Desfile Etnográfico “Cidade de Leiria”

 

Esta iniciativa teve início em 1988 quando numa reunião de direcção do Rancho da Região de Leiria, Joaquim Santos, então secretário, apresentou uma proposta para que todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Leiria se apresentassem nas Festas da Cidade.

 

Nesse primeiro ano, os ranchos desfilaram isoladamente, de vários pontos da cidade, culminando num encontro na Praça Goa, Damão e Diu, local onde a animação se pautou por uma representação de alto significado popular e muito abrangente, caracterizando todo o concelho de Leiria.


Mais tarde, os ranchos começaram a apresentar-se obrigatoriamente com um andor, e alguns anos depois surgiram os quadros etnográficos, que passaram a concentrar-se junto ao edifício do Banco de Portugal, passando pela Avenida Heróis de Angola e culminando no anfiteatro dos Terraços do Marachão."

 

in: www.cm-leiria.pt

 

E porque recordar é viver, aqui fica o vídeo (do mesmo autor) com a actuação do RFSC, na edição de 2009 do Desfile Etnográfico de Leiria.

 

 

 

 

publicado por Rancho Soutos às 12:07

Quero dar os meus parabéns pelo belo trabalho efectuado! Gostei!

fernando rodrigues a 17 de Junho de 2010 às 16:14

arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Temos de apostar no que é Português! Parabéns.
Linda!:)
Mais um grande Festival!Um agradecimento muito esp...
É muito triste onde o rancho chegou !
Valentim, essa é a tua opinião, nós respeitamo-la....
Nota se mesmo que o rancho dos soutos não tem resp...
É por isso e por outras que eu não volto para o ra...
Olá Valentim. Muito obrigada pelas tuas palavras. ...
Desde ja um grande obrigado ao rancho dos soutos p...
Reparei nos braços dos bailadores e das bailadoras...