Há 40 anos ao serviço da cultura tradicional portuguesa, defendendo os usos e costumes dos nossos antepassados e contribuindo assim para uma melhor definição da nossa identidade no presente e no futuro!

07
Ago 12

 

Casamento na Barroca da Gafaria

 

A Barroca da Gafaria encheu-se novamente com centenas de pessoas para assistirem a mais um Festival de Folclore promovido pelo Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira (RFSC). Este ano o tema foi “O casamento” e foram muitos os convidados que nos brindaram com os seus aplausos.

É por isto que quando nos perguntam de onde somos, o RFSC se enche de orgulho, puxa dos seus galões e diz com toda a honra: “Somos dos Soutos da Caranguejeira”! Só a nossa Vila tem pessoas assim, generosas, orgulhosas dos seus feitos, das suas gentes e que lutam para manter vivas as suas raízes, os seus usos e costumes!

À semelhança dos anos anteriores, o festival contou com uma representação etnográfica. Desta feita, o público pôde testemunhar os rituais associados à preparação e celebração de um casamento no início do século XX, na Região de Leiria e Alta-Estremadura.

Mais uma vez, o nosso sentimento é o de missão cumprida. Mas no próximo ano prometemos voltar a fazer mais e melhor. O nosso público bem o merece, os nossos parceiros assim o incentivam e os nossos patrocinadores assim nos encorajam. E nós prometemos dar o nosso melhor para não defraudar as expectativas de quem nos dá a força para continuar.

Pois só conhecendo e respeitando o nosso passado, podemos construir o presente e assentar o nosso futuro em bases sólidas e consolidadas. 

Sendo assim, o nosso agradecimento sincero a todos os que tornaram possível a realização do Festival de Folclore “Vila da Caranguejeira 2012”. Uma referência especial também a todas as pessoas que de alguma forma ajudaram o RFSC e que já não se encontram entre nós. A obra não desaparece...

Liliana Oliveira

Rancho Folclórico dos Soutos

      

publicado por Rancho Soutos às 14:21

01
Jun 12
                 

No dia 20 de Maio de 2012 realizou-se o 24º desfile etnográfico de Leiria, organizado pela AFRLAE e CML, com a participação dos grupos folclóricos do concelho.Este ano o desfile sofreu alterações devido às condições climatéricas, mas nem por isso os grupos desistiram e no mercado de Sant´ana montaram as bancas da feira com os diversos produtos da região e apresentaram algumas modas dos seus reportórios.

Neste dia tivemos a apresentação de 2 novos elementos, pela 1ª vez: a Adriana Gomes e a Sandrine. Bem vindas!

 
 
 
  
 
 
 
 
publicado por Rancho Soutos às 15:11

23
Abr 12
 


publicado por Rancho Soutos às 15:45

05
Mar 12

No passado sábado, 25 de Fevereiro, tivemos a visita técnica do Conselho Técnico Regional Alta Estremadura. Foi um serão muito benéfico, com partilha e esclarecimentos de conhecimentos. E obtivemos uma prova que o Rancho Folclorico dos Soutos está sólido e com força para continuar na preservação da Cultura Tradicional. Agradecemos a presença de todos!

 

 
 
 
 
publicado por Rancho Soutos às 12:34

14
Fev 12
 

publicado por Rancho Soutos às 16:02

25
Jan 12

O Rancho dos Soutos tirou recentemente algumas fotos do grupo, junto do cruzeiro no lugar do Souto de Cima, outras numa eira e com os noivos junto da capela do Casal  Martelo, fotos estas que divulgamos! 

    

 

     

 

      

  

 


        

publicado por Rancho Soutos às 17:08

12
Jan 12

À semelhança de anos anteriores o Rancho dos Soutos cantou as boas festas à população dos Soutos, à da Caranguejeira, foi também à junta de freguesia e visitou o lar de S.Cristóvão onde presenteou os utentes desta casa com algumas modas do seu reportório, e cantou as boas festas a todos.

No mesmo dia, à tarde deslocou-se ao lar do Arrabal onde foi recebido carinhosamente e retribuiu com a alegria das suas musicas e danças que deliciaram todos os presentes.

O nosso obrigado a todos pelo modo como nos receberam!

Fica desde já um até breve!!!!!

 
 
 
 
 
 
 
 
publicado por Rancho Soutos às 16:50

O Rancho dos Soutos esteve presente na cidade de Leiria por altura do Natal, a participar no recreio dos duendes, organização da CML, a quem agradecemos a colaboração em mais esta atividade do nosso grupo.

A todas as pessoas que visitaram a nossa barraquinha, para provarem as nossas especialidades, o nosso OBRIGADO!

 
 
 
publicado por Rancho Soutos às 15:59

24
Nov 11

O Rancho dos soutos este ano vai participar novamente na Aldeia de Natal, este ano denomidada por RECREIO DOS DUENDES!

Vamos estar presentes com o forno da aldeia, cozendo pão c/ chouriço, fazendo filhós no local e outros deliciosos produtos

caracteristicos da nossa região!

Façam-nos uma visita!!!!!!

 
publicado por Rancho Soutos às 15:38

10
Nov 11

O Rancho dos Soutos resolveu fazer um jantar convivio este ano por altura da data do bolinho. Então convidámos um grande numero de amigos para uma reunião à mesa, onde o assunto era uma saborosa refeição que consistia numa deliciosa sopa de vaca, de seguida um bacalhau à lagareiro, depois havia uma mesa de frutas e doces à discrição e a finalizar um baile animado pelo nosso amigo organista Emiliano.

  Foi mais uma noite de festa, que nos deixa sempre com vontade de repetir!!!!

  Até lá!!!!

 

 
 
 
 
 
 
 
 
publicado por Rancho Soutos às 16:54

subscrever feeds
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Temos de apostar no que é Português! Parabéns.
Linda!:)
Mais um grande Festival!Um agradecimento muito esp...
É muito triste onde o rancho chegou !
Valentim, essa é a tua opinião, nós respeitamo-la....
Nota se mesmo que o rancho dos soutos não tem resp...
É por isso e por outras que eu não volto para o ra...
Olá Valentim. Muito obrigada pelas tuas palavras. ...
Desde ja um grande obrigado ao rancho dos soutos p...
Reparei nos braços dos bailadores e das bailadoras...